Páginas

14.7.11



FILOSOFIGHTERS
As Grandes Batalhas da Filosofia

A revista Super Interessante deste mês apresenta algumas batalhas entre pensadores na busca de uma resposta para diferentes perguntas. Neste post vou reproduzir os principais trechos. De que lado você vai entrar?

CADA UM POR SI, DEUS CONTRA TODOS
A Disputa Mais Antiga de Todos os Tempos: DEUS EXISTE?

Santo Agostinho X Nietzsche

Para os filósofos da Igreja Católica, é claro que Deus existe, pois o tudo não pode vir do nada. Alguém tem que ser o responsável pelo mundo e por todas as coisas que ele contém – e esse é Deus. Simples assim, golpe certeiro.

“Todos os deuses estão mortos”, dizia Nietzsche. Ele afirma que humanos são seres sem consciência de sua pequenez e sua vida passageira que se acham o máximo por ter um intelecto. Para ele foi essa inteligência medíocre que inventou o Deus que conhecemos.


EQUÍLIBRIO DE FORÇAS
Todos os Homens São Iguais? Alguns São Mais Iguais do Que Outros?

Locke X Aristóteles
Para os Iluministas, os homens são absolutamente iguais. Segundo John Locke, a igualdade é tanta que, se alguém for tratado de maneira diferente por seu governante, ele tem o direito de se rebelar e partir para a luta. Nocaute na discriminação.

Aristóteles acreditava que homens robustos são predispostos ao trabalho braçal, mas não tem capacidade intelectual ou moral. Esses estariam destinados à escravidão e a agressões. Já magrelos e nerds nasceram para estudar e comandar a política.


VALE TUDO NO VALE-TUDO?
Somos Realmente Livres? O Golpe Baixo do Existencialismo.

Aristóteles X Sartre
Aristóteles dizia que o homem é livre desde que nada impeça ou limite essa liberdade. Ou seja, assim como no vale-tudo não vale furar o olho, o homem é livre só dentro das regras.

Mas Jean-Paul Satre contra-ataca: para ele, somos tão livres que podemos até escolher furar as regras porque podemos nos responsabilizar pelas conseqüências e ser punidos. Quer dizer, furo no zóio do Aristóteles.



A LUTA DO BOM CONTRA O MAU
O Homem Nasce Bom, e a Sociedade o Estraga? Ou a Espécie Humana Não Tem Jeito?

Rousseau X Hobbes
Na floresta, o homem era bom e vivia da natureza, sem guerras. Até que alguém criou a propriedade privada e a sociedade. Daí para a frente ficamos competitivos e egoístas. Pelo menos é o que dizia Jean-Jacques Rousseau.

Thomas Hobbes acaba de vez com a luta: para ele, a competição e a noção de que o mais forte vence são inerentes à natureza humana. Desse modo, não poderíamos ter criado um mundo sem brigas.


UMA BATALHA SEM SENTIDO
Para Que Tudo Isso? Nossa Vida Tem Sentido?

Kant X Platão

Para Kant, a vida na Terra tem sentido. Mas não para os indivíduos, só para o homem como espécie. Quer dizer, já que o homem é o único ser racional, sua função na Terra é pensar e produzir conhecimento.

Mas Platão não desiste. Para ele, o propósito existe, mas não está ao alcance dos homens, já que fica no mundo das ideias (aquele mundo paralelo que ele criou no qual tudo era imutável e perfeito).



Ah, e ainda criaram um joguinho para você que quer dar umas palmadas em Santo Agostinho, ou em Descartes, Marx ou Maquiavel. É só acessar o site da Super:

  


2 comentários:

Candy disse...

Hey, Doutor, não sou só eu que estou postando nas férias!! Muito bom, eu li essa matéria e achei bem interessante!! Que tal posts sobre o que vc anda lendo/assistindo nessas férias?? Como eu estou viajando e tá MUITO frio aqui, cinema, dvds e livros tem sido minha diversão! Logo estarei postando algumas dicas... Bjs, keep writing!!! Já tá com saudade de mim? Hehehe!!!!

Eduardo de Rezende disse...

hahahaha
eu pretendia ler alguma coisa
mas nessas ferias por enquanto só to jogando bola
hehe
aliás, eu li um livro, depois posto alguma coisa
deixa pra depois que começar as aulas
e n to com saudade nao rsrsrs
abraço, bju, me liga