Páginas

12.6.10

DUAS CARAS

Todos sabem, ou, pelo menos, já ouviram falar que, na participação em comunidades, fóruns e bate-papos virtuais, alguns internautas aproveitam do anonimato, para exporem falsos perfis e escondem sua verdadeira cara. Aquele típico nerd, sempre tranquilo, se torna hostil e agressivo por detrás do monitor. O senhorzinho solteirão de 40 anos, obeso, largadão, vira o ‘Gato_sarado_18’, surfista e musculoso. Incentivados por este anonimato, os infratores também estão cada vez mais habilitados nos crimes cibernéticos.

Não há dúvidas da ocorrência deste tipo de indivíduos, mas, pelo menos pra mim, o relacionamento virtual é mais do que isso. Do outro lado da moeda, o mesmo anonimato, ou a segurança de estar por detrás do monitor, que auxilia na farsa, na maioria das pessoas ajuda a mostrar quem realmente ela é. Isso aí, o ambiente virtual passa segurança àquele que aproveita o espaço para se expressar. Estando livre dos fatores que te constrange ou te reprime, você pode mostrar o que você realmente tá pensando, quem realmente você é.

Foto: da web
Podemos dizer então que este ambiente virtual é uma ferramenta, uma forma de divulgar nossas idéias e se fazer notar. Não só nossas idéias, mas também emoções, e, quem sabe, até desejos, que, em certas pessoas, devido à repressão social, falta de coragem, ou uma personalidade mais introvertida, são contidos. Mais do que isso, a prática instiga o indivíduo a assumir a mesma postura no contato real, além do mais, os relacionamentos na internet não deixam de ser uma forma de experiência e aprendizado sobre nós mesmos.

Um comentário:

Anônimo disse...

E´hhh... maneiro: Leonan Martins